SAÚDE NA ESCOLA

2014

Professor Glaucio (NASF), leva a capoeira para e escola, 
explicando a importância do exercício físico para a saúde da mente e corpo.



Nutricionista Valesca e Melissa Vargas - NASF -
A importância da alimentação saudável para as crianças













Local: Escola Municipal Cesar Augusto Soares

Turmas: EI-10 e 1301

Data: 20/02/2014

Total de participantes: 45 alunos

Atividades realizadas:


  Escovação Supervisionada;

  Orientações de saúde bucal;

  Distribuição de kits (escova, pasta e fio dental);  

  Avaliação das condições de saúde bucal dos alunos para identificação de necessidade de tratamento.







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Instrução de higiene oral e distribuição de Kits
local Clínica da família Izabel dos Santos






Dentista Roberta
 ASB Aline
TSB Daiane


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2013
Saúde bucal na escola








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2012

SAÚDE BUCAL NA ESCOLA



AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA




PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR - CF IZABEL DOS SANTOS



AVALIAÇÃO DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS DOS ESCOLARES DO TERRITÓRIO DA CF IZABEL DOS SANTOS














PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL - As políticas de saúde reconhecem o espaço escolar como privilegiado para práticas promotoras da saúde, preventivas e de educação para saúde. Um dos componentes previstos pelo Programa Saúde na Escola é a avaliação antropométrica. O objetivo desse trabalho é avaliar o perfil nutricional de alunos de três escolas municipais do Rio de Janeiro, situadas na região de abrangência da Clínica de Saúda da Família Isabel dos Santos situada na área programática 3.2. As medidas antropométricas foram realizadas em 588 alunos com idades entre 6 meses e 12 anos. As informações dos alunos e as medidas antropométricas (peso e altura) foram obtidas nas próprias escolas pelos profissionais de saúde da CF Izabel dos Santos. As medidas antropométricas seguiram padronização do SISVAN/ MS (2004). Nos dias das avaliações, foram utilizadas balanças plataforma e pediátrica digitais e antropômetros vertical da própria balança (para maiores de um metro de comprimento) e horizontal (para menores de um metro). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado como a razão da massa corporal (kg) pelo quadrado da estatura (m2). Para classificação do estado nutricional, utilizou-se o padrão das curvas de crescimento, por sexo, de peso por idade (para menores de 5 anos) e IMC por idade (para maiores de 5 anos) preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. Dos 588 avaliados, 48% (n=283) são meninas e 52% (n=305) meninos. Das meninas, 2% (n=5) estão abaixo do peso, 69% (n=196) são eutróficas e 29% (n=82) estão com excesso de peso (risco de sobrepeso – 3%, sobrepeso - 12%, obesidade - 11% e obesidade grave - 3%). Dos meninos, 3% (n=10) estão abaixo do peso, 70% (n=213) são eutróficos e 27% (n=82) estão com excesso de peso (risco de sobrepeso – 3%, sobrepeso - 13%, obesidade -7% e obesidade grave - 4%). No total dos avaliados, 3% (n=15) estão abaixo do peso, 70% (n=409) são eutróficos, 12% (n=73) estão com sobrepeso, 3% (n=18) estão em risco de sobrepeso, 9% (N=54) estão obesos e 3% (n=19) estão com obesidade grave, o que totaliza uma amostra com 28% (n=164) de alunos com excesso de peso. CONCLUSÃO Conclui-se que a avaliação do perfil nutricional dos alunos é uma ferramenta importante na identificação de riscos nutricionais; que a aproximação dos serviços de saúde com as escolas proporciona essa avaliação de forma continuada e que faz-se necessário desenvolver, para essa população, atividades educativas que visem à melhorias no perfil nutricional da mesma.Com a avaliação dos escolares observamos que existe um grande quantitativo ainda de escolares com sobrepeso e com risco de sobrepeso, através desses dados junto a equipe multidisciplinar e pedagogica será desenvolvido um plano estrategico e intervenções para prevenção e promoção da saúde do escolar, propor estratégias para minimizar os problemas detectados,promover práticas de alimentação saudavel no ambiente familiar e escolar : venda proibida de alimentos não saudáveis nas escolas,disponibilidades de alimentos saudáveis na cantina escolar, treinamento para cozinheiras sobre alimentação saudável, acompanhamento dos alunos em relação a condição nutricional. Orientação aos pais sobre a importancia da alimentação saudável e estimulo as práticas de atividades fisica.




Segue abaixo o cronograma de atividades a serem realizados nas Escolas do território no primeiro semestre de  2013.


CRONOGRAMA DE ATIVIDADE NAS ESCOLAS 2013
FEV
Identificar os educandos com HAS – EM Medeiros e Albuquerque (19 e 26/2)  
e EM César Augusto (21 e 28/2)
Verificação da carteira de vacinação dos educandos – Creche Tia Mana (18 e 25/2)
MARÇO
Avaliação Antropométrica e Nutricional – Creche Tia Mana (11,18,25/3), EM 
Medeiros e Albuquerque (12,19/3) e EM César Augusto (14,21/3)
Práticas corporais incluídas no cotidiano escolar – EM Medeiros e Albuquerque 
(7/3) e EM César Augusto (5/3)
Atividade abordando o danos do uso de álcool e outras drogas – EM Medeiros e
 Albuquerque (26/3) e EM César Augusto (28/3)
ABRIL
Verificação da carteira de vacinação dos educandos – EM Medeiros e Albuquerqu
(2/4)  e EM César Augusto (4/4)
Abordagem das temáticas de diversidade sexual, bullying e discriminação – 
EM Medeiros e Albuquerque (9/4) e EM César Augusto (11/4)
Avaliação da saúde bucal dos educandos – EM Medeiros e Abuquerque (16,23/4),
 EM César Augusto  (18,25/4) e Creche Tia Mana (16/4)
Atividades  sobre cuidados com higiene pessoal e verminoses – Creche Tia Mana 
(6/4)
MAIO
Identificar os educandos com HAS – Creche Tia Mana (16/5)
Atividades abordando câncer infantil – prevenção e detecção precoce – Creche
 Tia Mana (4/5)
Atividades com a temática do cuidado consigo e com o ambiente escolar – EM 
Medeiros e Albuquerque (7/5), EM César Augusto Soares (9/5) e Creche Tia Mana
 (27/5)
Triagem de acuidade auditiva – EM Medeiros e Albuquerque (14,21/5) e EM César 
Augusto (16,23/5)
Práticas corporais incluídas no cotidiano escolar – EM Medeiros e Albuquerque 
(28/5) e EM César Augusto (30/5)
JUNHO
Sensibilização a doenças de maior prevalência na primeira infância – Creche Tia 
Mana (1/6)
Identificação de sinais de HANS, TB e outros – EM Medeiros e Albuquerque
 (4,11/6) e EM César Augusto (6,13/6)
Triagem de Acuidade Visual – EM Medeiros e Albuquerque (18,25/6) e EM César 
Augusto Soares (20,27/6)



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