SAÚDE NA ESCOLA
2014
Professor Glaucio (NASF), leva a capoeira para e escola,
explicando a importância do exercício físico para a saúde da mente e corpo.
Nutricionista Valesca e Melissa Vargas - NASF -
A importância da alimentação saudável para as crianças
Instrução de higiene oral e distribuição de Kits
local Clínica da família Izabel dos Santos
Dentista Roberta
ASB Aline
TSB Daiane
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2013
Saúde bucal na escola
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2012
SAÚDE BUCAL NA ESCOLA
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA
PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR - CF IZABEL DOS SANTOS
Professor Glaucio (NASF), leva a capoeira para e escola,
explicando a importância do exercício físico para a saúde da mente e corpo.
Nutricionista Valesca e Melissa Vargas - NASF -
A importância da alimentação saudável para as crianças
Local: Escola
Municipal Cesar Augusto Soares
Turmas: EI-10 e 1301
Data: 20/02/2014
Total de
participantes: 45 alunos
Atividades realizadas:
Escovação
Supervisionada;
Orientações de saúde
bucal;
Distribuição de kits
(escova, pasta e fio dental);
Avaliação das
condições de saúde bucal dos alunos para identificação de necessidade de
tratamento.
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Instrução de higiene oral e distribuição de Kits
local Clínica da família Izabel dos Santos
Dentista Roberta
ASB Aline
TSB Daiane
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2013
Saúde bucal na escola
2012
SAÚDE BUCAL NA ESCOLA
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA
PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR - CF IZABEL DOS SANTOS
AVALIAÇÃO DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS DOS ESCOLARES DO TERRITÓRIO DA CF IZABEL DOS SANTOS
PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL - As políticas de saúde reconhecem o espaço escolar como privilegiado para práticas promotoras da saúde, preventivas e de educação para saúde. Um dos componentes previstos pelo Programa Saúde na Escola é a avaliação antropométrica. O objetivo desse trabalho é avaliar o perfil nutricional de alunos de três escolas municipais do Rio de Janeiro, situadas na região de abrangência da Clínica de Saúda da Família Isabel dos Santos situada na área programática 3.2. As medidas antropométricas foram realizadas em 588 alunos com idades entre 6 meses e 12 anos. As informações dos alunos e as medidas antropométricas (peso e altura) foram obtidas nas próprias escolas pelos profissionais de saúde da CF Izabel dos Santos. As medidas antropométricas seguiram padronização do SISVAN/ MS (2004). Nos dias das avaliações, foram utilizadas balanças plataforma e pediátrica digitais e antropômetros vertical da própria balança (para maiores de um metro de comprimento) e horizontal (para menores de um metro). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado como a razão da massa corporal (kg) pelo quadrado da estatura (m2). Para classificação do estado nutricional, utilizou-se o padrão das curvas de crescimento, por sexo, de peso por idade (para menores de 5 anos) e IMC por idade (para maiores de 5 anos) preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. Dos 588 avaliados, 48% (n=283) são meninas e 52% (n=305) meninos. Das meninas, 2% (n=5) estão abaixo do peso, 69% (n=196) são eutróficas e 29% (n=82) estão com excesso de peso (risco de sobrepeso – 3%, sobrepeso - 12%, obesidade - 11% e obesidade grave - 3%). Dos meninos, 3% (n=10) estão abaixo do peso, 70% (n=213) são eutróficos e 27% (n=82) estão com excesso de peso (risco de sobrepeso – 3%, sobrepeso - 13%, obesidade -7% e obesidade grave - 4%). No total dos avaliados, 3% (n=15) estão abaixo do peso, 70% (n=409) são eutróficos, 12% (n=73) estão com sobrepeso, 3% (n=18) estão em risco de sobrepeso, 9% (N=54) estão obesos e 3% (n=19) estão com obesidade grave, o que totaliza uma amostra com 28% (n=164) de alunos com excesso de peso. CONCLUSÃO Conclui-se que a avaliação do perfil nutricional dos alunos é uma ferramenta importante na identificação de riscos nutricionais; que a aproximação dos serviços de saúde com as escolas proporciona essa avaliação de forma continuada e que faz-se necessário desenvolver, para essa população, atividades educativas que visem à melhorias no perfil nutricional da mesma.Com a avaliação dos escolares observamos que existe um grande quantitativo ainda de escolares com sobrepeso e com risco de sobrepeso, através desses dados junto a equipe multidisciplinar e pedagogica será desenvolvido um plano estrategico e intervenções para prevenção e promoção da saúde do escolar, propor estratégias para minimizar os problemas detectados,promover práticas de alimentação saudavel no ambiente familiar e escolar : venda proibida de alimentos não saudáveis nas escolas,disponibilidades de alimentos saudáveis na cantina escolar, treinamento para cozinheiras sobre alimentação saudável, acompanhamento dos alunos em relação a condição nutricional. Orientação aos pais sobre a importancia da alimentação saudável e estimulo as práticas de atividades fisica.
Segue abaixo o cronograma de atividades a serem realizados nas Escolas do território no primeiro semestre de 2013.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADE NAS ESCOLAS 2013
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FEV
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Identificar
os educandos com HAS – EM Medeiros e Albuquerque (19 e 26/2)
e EM César Augusto (21 e 28/2) |
Verificação
da carteira de vacinação dos educandos – Creche Tia Mana (18 e 25/2)
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MARÇO
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Avaliação
Antropométrica e Nutricional – Creche Tia Mana (11,18,25/3), EM
Medeiros e Albuquerque (12,19/3) e EM César Augusto (14,21/3) |
Práticas
corporais incluídas no cotidiano escolar – EM Medeiros e Albuquerque
(7/3) e EM César Augusto (5/3) |
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Atividade
abordando o danos do uso de álcool e outras drogas – EM Medeiros e
Albuquerque (26/3) e EM César Augusto (28/3) |
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ABRIL
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Verificação
da carteira de vacinação dos educandos – EM Medeiros e Albuquerque
(2/4) e EM César Augusto (4/4) |
Abordagem
das temáticas de diversidade sexual, bullying e discriminação –
EM Medeiros e Albuquerque (9/4) e EM César Augusto (11/4) |
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Avaliação
da saúde bucal dos educandos – EM Medeiros e Abuquerque (16,23/4),
EM César Augusto (18,25/4) e Creche Tia Mana (16/4) |
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Atividades sobre cuidados com higiene pessoal e
verminoses – Creche Tia Mana
(6/4) |
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MAIO
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Identificar
os educandos com HAS – Creche Tia Mana (16/5)
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Atividades
abordando câncer infantil – prevenção e detecção precoce – Creche
Tia Mana (4/5) |
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Atividades
com a temática do cuidado consigo e com o ambiente escolar – EM
Medeiros e Albuquerque (7/5), EM César Augusto Soares (9/5) e Creche Tia Mana (27/5) |
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Triagem
de acuidade auditiva – EM Medeiros e Albuquerque (14,21/5) e EM César
Augusto (16,23/5) |
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Práticas
corporais incluídas no cotidiano escolar – EM Medeiros e Albuquerque
(28/5) e EM César Augusto (30/5) |
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JUNHO
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Sensibilização
a doenças de maior prevalência na primeira infância – Creche Tia
Mana (1/6) |
Identificação
de sinais de HANS, TB e outros – EM Medeiros e Albuquerque
(4,11/6) e EM César Augusto (6,13/6) |
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Triagem
de Acuidade Visual – EM Medeiros e Albuquerque (18,25/6) e EM César
Augusto Soares (20,27/6) |